30 janeiro 2010

Governo Federal assume compromissos com clubes sociais negros do Brasil

 

Por Lisandro Paim - jornalista MTE 12878

Governo Federal assume compromissos com clubes sociais negros do Brasil

Em Minas Gerais, ministro Edson Santos confirmou apoio para reestrututração física das entidades e registro de memória durante Encontro Nacional de Clubes.  RS  possui  53  entidades

O II Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros, realizado entre os dias 29 e 31/01, na cidade de Sabará-MG, reúne diversas autoridades, pesquisadores e dirigentes de cerca de cem clubes e sociedades negras de cinco estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina Rio de Janeiro e São Paulo). Na abertura do evento, na noite desta sexta-feira (29/01) no Teatro Municipal de Sabará, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, assegurou recursos para a recuperação física destas entidades culturais e históricas e para o desenvolvimento do projeto de registro de memória e história, que levará ao registro como patrimônio imaterial e cultural brasileiro.

“É preciso resgatar esta dívida que o Estado tem com os clubes sociais negros que hoje vivem grandes dificuldades, mas são um importante instrumento de resistência contra a segregação e o preconceito, promovendo a auto-estima da comunidade afrobrasileira”, afirmou o ministro. Acrescentou que o governo federal estará viabilizando recursos para garantir a sustentabilidade destas entidades, possibilitando que se tornem pólos de empreendedorismo negro, além de buscar alternativas para a realização de um mapeamento, pesquisa e registro das entidades.

O evento em Sabará também serve para analisar as atividades realizadas desde 2006, quando ocorreu o primeiro encontro em Santa Maria (RS). Em 2008, a SEPPIR viabilizou oficinas com os representantes dos clubes sociais. A intenção foi fomentar a articulação entre os grupos e formar uma rede de parceiros. O projeto de capacitação de gestores é resultante de uma dessas oficinas, assim como pedido de registro dos clubes sociais negros, em 2009, como patrimônio cultural imaterial no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fruto de discussões na Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros.

Presenças

Participaram também da abertura oficial o prefeito de Sabará, William Borges, o deputado estadual Vander Borges (MG), a presidente do Clube Mundo Velho-MG, Maria de Lourdes Santos, a secretária de Educação de Belo Horizonte, Macaé Evaristo, o presidente da Câmara de Vereadores de Sabará, José Antônio de Lima, a diretora de Captação de Recursos de Santa Maria-RS, Valcenira Galsern, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kelly Social, e o professor doutor da Universidade Estadual da Zona Oeste-RJ, Amauri Mendes Pereira. Estiveram presentes os membros da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros de quatro estados: Giane Vargas Escobar (RS), Luis Alberto da Silva (RS), Kelly Oliveira (SP), Kelly Cardozo (MG), Armando Farias (SC).


Clubes Negros

Os clubes sociais negros são espaços associativos de convívio social do grupo étnico afro-brasileiro. Voluntariamente constituídos, têm caráter beneficente, recreativo e cultural, e desenvolvem atividades em espaços físicos próprios. Com base nesse conceito, até o momento foram identificados cem clubes negros em cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os primeiros clubes surgiram no fim do século 19 – logo depois da abolição da escravatura –, época em que os negros eram freqüentemente barrados em lugares de lazer da sociedade da época. A partir da rejeição, esses grupos começaram a construir os próprios espaços de socialização. Era uma forma de resistência ao sistema escravagista ainda vigente. Os antigos clubes também surgiram com o objetivo de angariar fundos para o pagamento da liberdade dos escravizados. Os espaços, mantidos pelos próprios associados, contam a história dos negros brasileiros por meio de documentos, fotografias, livros e pela memória dos integrantes.

Com 53 clubes sociais negros, o Rio Grande do Sul possui a maioria destas entidades que resistiram a dificuldades financeiras, e muitas vezes, a falta de apoio e reconhecimento do poder público. A Sociedade Floresta Aurora, de Porto Alegre-RS, com 137 anos de existência, foi o primeiro clube social negro criado antes mesmo da abolição da escravatura. A delegação gaúcha conta com aproximadamente 40 representantes.

Ao final do Encontro será aprovada a Carta de Sabará, que norteará as ações do movimento clubista para os próximos anos, assim como será empossada a nova Comissão Nacional de Clubes Negros.

Confira a programação do evento:

Programação II Encontro dos Clubes Negros
29/1 (sexta-feira)
19h – Cerimônia de abertura
- Hino Nacional (Orquestra de Violão da Casa Azul – Maestro Ênio Barreto)
- Pronunciamentos Oficiais
Ministro Edson Santos (SEPPIR)
Secretário Agostinho Patrus (SEDESE/MG)
Prefeito William Borges (Prefeitura Municipal de Sabará - PMS)
Prefeito César Schirmer (Santa Maria/RS)
Presidente Zulu Araújo (Fundação Cultural Palmares)
Presidente Maria de Lourdes Santos Ida (Clube Mundo Velho/MG)
- Homenagem ao poeta Oliveira Silveira (ex-articulador da Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros)
- Performance poética: Conceição Evaristo (escritora)
21h - Apresentação: “II Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros: objetivos e perspectivas”
Professor Amauri Mendes Pereira (UEZO-RJ) e secretária municipal de Desenvolvimento Social Kelly Cardozo (SEMDES/Sabará)
- Encerramento

30/1 (sábado)
9h - Conferência
“Os Clubes Negros na trajetória do movimento social negro”
Professor Amauri Mendes Pereira (UEZO-RJ)
Coordenação: Kelly Cristina Ferreira (Clube 28 de Setembro/SP)
10h30 - Mesa-redonda “O Planejamento Estratégico no cotidiano dos Clubes Negros”
Subsecretário de Ações Afirmativas da SEPPIR Martvs das Chagas
Cleves Alves Machado (SEDESE/MG)
Coordenação: Maria de Lourdes Santos Ida (Clube Mundo Velho/MG)
14h30 – Oficina de planejamento estratégico “Demandas e perspectivas para os Clubes Sociais Negros”
Coordenação: Professora Íris Amâncio (UFF)
16h30 – Palestra “Clubes negros – tradição cultural, gênero e raça”
Professora Josefina da Silva (UFC)
Coordenação: Kelly Cardozo (SEMDES/Sabará)
18h30 – Apresentação cultural “Mineiríssima Clara” – Wagner Calixto e Banda
31/1 (domingo)
9h30 – Palestra
“A organização jurídica dos clubes negros: associação, federação ou confederação”
Reinaldo Silva Pimentel (SEDESE/MG)
Coordenação: Luiz Alberto Silva (Clube Floresta Aurora)
Debate
10h30 – Votação de proposta e cerimônia de posse da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros
Coordenação: Renata Melo (assessora técnica da SEPPIR/PR)

Crédito fotos: Lisandro Paim

1868 - comissão nacional com ministro

PICT1868

1890 - abertura do evento

PICT1890

1897 – público

 PICT1897

1903 - discurso do ministro SeppirPICT1903

1905 - prefeito de Sabará – MG

PICT1905

1921 - fachada do Clube Mundo Velho-MG

PICT1921

Por Lisandro Paim - jornalista
Presidente da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio - Gravataí/RS
Coordenador Região Metropolitana Movimento Clubista/RS

18 janeiro 2010

Fundação Paralmares divulga ciclo de palestras sobre elaboração de projetos e captação de recursos

 

Fundação Palmares divulga ciclo de palestras sobre elaboração de projetos e captação de recursos

A Fundação Cultural Palmares (FCP) divulgou, em nota publicada em 14 de janeiro de 2010, a implementação do Projeto Parabólica Palmares, com a realização de um ciclo de palestras com orientações básicas a respeito da elaboração de trabalhos e captação de recursos em dez capitais - Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Macapá, Salvador, Porto Alegre, Maceió, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro - até março de 2010. As palestras serão voltadas para gestores/as e técnicos/as de instituições de cultura afro-brasileiras, agentes culturais, políticos, artistas e produtores/as. A nota não traz outros detalhes da iniciativa, que estará sob a coordenação do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afrobrasileira/DEP-FCP (diretor Elisio Lopes Junior, secretária Edcleide Honório, telefone 61 3424-0173, fax 61 3424-0133, e-mail dep@palmares.gov.br).


Fundação Palmares apresenta projeto parabólica
(14/01/2010 - 13:27)

Promover o debate direto entre a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e os agentes sociais interessados no desenvolvimento de políticas e projetos de cultura afrobrasileira. Este é o principal objetivo do Projeto Parabólica Palmares, sob a coordenação do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afrobrasileira (DEP), da FCP.

O Parabólica acontecerá em dez capitais do país até março deste ano e visa orientar gestores e técnicos de instituições de cultura afrobrasileira, agentes culturais, políticos, artistas e produtores, de como garantir sua participação nas seleções por meio do poder público, assim como informá-los sobre formas e possibilidades existentes de financiamento da cultura. Para isso será realizado um ciclo de palestras com orientações básicas a respeito da elaboração de trabalhos e captação de recursos.

"Nosso foco é a promoção do diálogo. Falar sobre nossos ganhos, sobre as conquistas da Fundação que precisam ser divididas, discutidas com a sociedade civil, com as instituições que desejam instituir parcerias conosco. Existem muitas oportunidades de apoio, não apenas financeiro", explica o diretor da DEP Elísio Lopes.

Segundo Lopes, a Fundação está buscando o desenvolvimento de uma política clara de editais. "Somos parceiros do 1º Prêmio de Expressões Afrobrasileiras para teatro, dança e artes visuais. Teremos ainda mais dois editais em 2010. Essa é a maneira mais democrática de seleção".

Os estados foram selecionados a partir de uma pesquisa quantitativa de projetos recebidos pela Fundação nos últimos dois anos. Essas escolhas foram realizadas por meio de um mapeamento dos estados que mais apresentaram projetos ou buscaram informações junto à Fundação, incluindo os candidatos a editais e seleções públicas.

As capitais selecionadas para participar foram Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Macapá, Salvador, Porto Alegre, Maceió, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro.

Elaboração de projetos

Uma das principais políticas da Fundação Cultural Palmares é a seleção pública de projetos por meio de editais de fomento à cultura. Os editais representam uma forma democrática de distribuição dos recursos públicos, diversificando e aumentando o número de projetos e produtores nos estados apoiados pelo poder público.

A elaboração de um projeto é essencial tanto para a solicitação de apoios e patrocínios a empresas e instituições públicas, como é o caso da FCP, como também para a produção de uma atividade artístico-cultural. O proponente, ou seja, o responsável pelo projeto deve ter o cuidado de indicar, sempre de maneira clara e objetiva, que atividade pretende realizar, como, quando e onde ela irá acontecer, quem a desenvolverá e quanto custará.

Projeto
O Parabólica tem entre seus objetivos construir uma metodologia participativa que possibilite a formulação e execução de políticas públicas. Parcerias, convênios, consultorias, apoio direto, consulta de informações que subsidiem atividades culturais, estão entre as ações mais solicitadas por pessoas que buscam o apoio da Fundação.

Assim como a parabólica, a antena refletora utilizada na recepção de sinais de rádio e televisão e que garante o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, se concentre sobre um único ponto, foco, o projeto visa captar informações das mais diversas direções para o centro da discussão e disseminar tais informações, além de dialogar e buscar os caminhos mais diretos e simplificados, a fim de oferecer aos participantes a possibilidade de apresentar ações de adequação cultural para o acesso da população negra em suas manifestações culturais.

Assessoria de Comunicação da FCP


Quer fazer um álbum íncrivel? Conheça o Windows Live Fotos clicando aqui.
Quer brincar com as suas fotos e fazer álbuns divertidos? Clique aqui e saiba como.

Oito órgãos abrem inscrições para preencher 2,8 mil vagas; três em MT

Pelo menos oito órgãos, entre eles três federais, abrem inscrições nesta segunda (18) para 2.815 vagas, além de formação de cadastro de reserva, para todos os níveis de escolaridade. O Ministério do Trabalho, cujos salários chegam a R$ 13.067, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) oferecem vagas para Mato Grosso.
Ao todo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oferece 234 vagas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abriu 41 vagas temporárias, o Departamento Nacional de Produção Mineral oferece 256 vagas, o Metrô de São Paulo abriu concurso para cadastro de reserva, Minas Gerais Administração e Serviços S/A, com 810 vagas e cadastro, Empresa Baiana de Alimentos, que conta com 760 vagas e cadastro, e as prefeituras de Fortaleza (CE) e Mauá (SP), com o total de 714 vagas.
Confira abaixo:
Ministério do Trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oferece 234 vagas ao cargo de auditor fiscal do trabalho. Para participar do concurso é preciso ter curso superior concluído, em qualquer área de graduação. O salário inicial é de R$ 13.067 com jornada semanal de 40 horas. Do total de vagas, 12 são reservadas a portadores de deficiência - veja aqui o edital.
A inscrição poderá ser feita somente na internet, no site www.esaf.fazenda.gov.br, entre 10h do dia 18 de janeiro de 2010 e 23h59 do dia 1º de fevereiro (horário de Brasília). O valor da taxa de inscrição é de R$ 130 e deve ser pago por meio de boleto eletrônico até o dia 2 de fevereiro, em toda rede bancária.
Só poderá solicitar a isenção da taxa o candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser de família de baixa renda. O formulário para a requisição está disponível no mesmo site e deverá ser feita entre as 10h de 18 de janeiro e as 23h59 de 19 de janeiro.
As avaliações serão feitas por meio de duas provas objetivas, um teste discursivo e sindicância de vida pregressa. A data das provas ainda não foi divulgada.
As vagas são para as superintendências do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abriu processo seletivo simplificado para 41 vagas temporárias para profissionais de nível médio e superior para exercício de atividades técnicas e de pesquisa. Os salários variam de R$ 2.250 a R$ 12.685,16 (veja aqui os editais).
O primeiro edital é destinado à contratação de 15 profissionais de nível médio e superior que atuarão no Centro de Rastreio e Controle de Satélites do Inpe, com vagas para São José dos Campos (SP), Cuiabá (MT) e Alcântara (MA).
As inscrições devem ser feitas entre os dias 18 a 29 de janeiro nas unidades de Cuiabá (MT), São Luís (MA) e São José dos Campos (SP) – os endereços estão no edital. Os salários vão de R$ 2.250 a R$ 8.300. A taxa de inscrição variam de R$ 45 a R$ 165.
No segundo edital, são 26 vagas de nível superior na área de Pesquisa em Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, para atuação em São José dos Campos e Cachoeira Paulista (SP), onde devem ser realizadas as inscrições também no período entre 18 e 29 de janeiro. Os salários vão de R$ 6.936,07 a R$ 12.685,16. As taxas de inscrição variam de R$ 120 a R$ 250.
Os contratos terão duração de 1 ano e poderão ser renovados até o prazo máximo de 4 anos.
O concurso terá prova escrita e análise curricular e de títulos. O endereço, a data e os horários de aplicação das provas serão oportunamente confirmados e divulgados, no endereço eletrônico www.inpe.br.
Departamento Nacional de Produção Mineral
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) abriu concurso para 256 vagas em todas as capitais do país. Os salários vão de R$ 1.517,35 a R$ 8.267,46 (veja aqui o edital).
Para nível superior completo as vagas são para os cargos de analista administrativo (nas áreas de administração, biblioteconomia, contabilidade, direito, gestão de pessoas, manutenção predial) e especialista em recursos minerais para as áreas de auditoria externa, desenvolvimento e economia mineral, engenharia de minas, geologia, geologia e mineração, química e tecnologia da informação mineral.
De nível médio os cargos são de técnico administrativo (administração e contabilidade) e técnico em atividade de mineração (agrimensura e topografia, geologia e mineração e manutenção de banco de dados).
A remuneração aos cargos de nível superior é de R$ 3.058,46, acrescida de gratificação de produtividade de até R$ 1.785 para analista e de R$ 5.209 para especialista. Para nível médio o salário inicial é de R$ 1.517,35, com gratificação de produtividade de até R$ 702 para técnico administrativo e de até R$ 2.249 para técnico em atividade de mineração.
No ato da inscrição, os candidatos deverão optar pelo cargo/habilitação e pelo tipo de classificação – local ou nacional – conforme a oferta de vagas estabelecidas no edital. Caso opte pela classificação local, o candidato deverá escolher a cidade de sua opção para posse e exercício. Se optar pela classificação nacional, o candidato será lotado em uma das cidades que ofereçam vaga para o cargo/habilitação, observada a ordem de preferência de escolha determinada pela classificação no concurso.
O concurso público será composto de provas objetivas para todos os cargos e de prova discursiva para os cargos de nível superior. As provas serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
As inscrições devem ser feitas entre as 10h de 18 de janeiro de 2010 e as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2010 pelo site www.movens.org.br. A taxa é de R$ 37 para cargos de nível médio e de R$ 65 para nível superior.
As provas objetivas estão previstas para 7 de março.

11 janeiro 2010

90 anos do Clube Recreativo Braço e Braço

 

André Brizolara e Batsita Conceição 

No  proximo dia 17 de janeiro o Clube Cultural Recreativo braço e braço estará realizando um churrasco para comemorar seus 90 anos, no Clube Naútico Honório Bicalho , sua diretoria convida a todos os membros do Movimento Clubista  do RS ,afim de solidificarmos nossas açoes na maravilhosa  Cidade de Rio Grande.

O ingresso é no valor de R$ 13,00 por pessoa

Telefone para contato é (053) 32313562/32306888/91058375.

Com André Brizolara