“Hipertensão Arterial, Causas e Prevenção”, foi o tema de palestra na Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina, (Clube Social Negro que completará em Setembro de 2014, 98 anos de existência no Vale do Rio Cai na cidade de Montenegro/RS). O evento teve como objetivo prestar uma homenagem à data de aniversário do saudoso Luis Carlos da Silva (Xandico), falecido em janeiro deste ano, vítima de Infarto Fulminante.
A palestra foi proferida pelo Dr. Eduardo Azevedo (Cardiologista- Unimed/Vale do Cai) e contou com a parceria do Espaço Vida da Unimed/Vale do Cai. O tema escolhido despertou em muito a atenção do público participante, oportunizando o saneamento de dúvidas e auxiliando na prevenção das doenças cardíacas.
Após a palestra, tivemos as falas de agradecimento do “Xandi” e da Camila dos Santos, filho e sobrinha do falecido “Xandico” respectivamente, e a apresentação do projeto que foi encaminhado a Secretaria da Cultura do governo do Estado do Rio Grande do Sul, para participar do edital de chamamento e seleção de entidades para o desenvolvimento do projeto Rede RS de Pontos de Cultura do programa “Cultura Viva” no estado do RS, que nos possibilitará,cria o “CENTRO DE REFERENCIA NEGRA DO VALE DO RIO CAI” que terá como homenagem o nome de Luis Carlos da Silva- Xandico.
Finalizando a noite, contamos com a presença do músico Marcelo Cachoeira, que veio da cidade Canoas, também para prestar sua homenagem, nos brindando com belas canções.
A Associação Cult. Benef. Floresta Montenegrina, vem de público agradecer a presença de todos e todas pela participação, em especial ao Dr. Eduardo Azevedo e ao músico Marcelo Cachoeira, pela sua atenção a esta demanda humanitária e comunitária, extensivo à diretoria da Unimed Vale do Cai, pela prestimosa parceria.