20 novembro 2007

20 de NOVEMBRO (DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA)

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver..
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

* Dia da Consciência Negra:
A História do Dia da Consciência Negra, (cultura afro-brasileira, importância da data)

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da DataA criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.




" APARTHEID "

" APARTHEID " : regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente...


Nelson Mandela
APARTHEID

A partir de 1911, a minoria branca, composta de africânderes e descendentes de britânicos, promulga uma série de leis que consolidam seu poder sobre a população majoritariamente negra.
A política de segregação racial do apartheid (separação, em africâner) é oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Partido Nacional (NP), que domina a política por mais de 40 anos.
O apartheid impede o acesso dos negros à propriedade da terra e à participação política e os obriga a viver em zonas residenciais separadas dos brancos. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes tornam-se ilegais...
A oposição ao apartheid toma forma na década de 50, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lança campanha de desobediência civil.
Em 1960, a polícia mata 67 negros que participavam de uma manifestação em Sharpeville, favela situada a 80 quilômetros de Johanesburgo.
O Massacre de Sharpeville – como se torna conhecido – provoca protestos no país e no exterior. Como conseqüência, o CNA é declarado ilegal. Seu líder, Nelson Mandela, é preso em 1962 e condenado à prisão perpétua...
Como veremos na breve história de Nelson Mandela, abaixo...

Nelson Mandela : Ativista e político sul-africano, nome de maior projeção da luta contra o apartheid. É um dos líderes do processo de negociação que conduz a maioria negra ao poder e se torna o primeiro presidente negro eleito no país, em 1994.
Nascido em Umtata, Transkei, filho de uma família real do Tembu, tribo da etnia xhosa. Mandela foi educado em uma escola missionária britânica e na Fort Hare University, da qual foi expulso, junto com Oliver Tambo, por liderar uma greve, em 1940.
Conseguiu se formar advogado pela Universidade da África do Sul.
Funda em 1944, com ajuda de Walter Sisulu e Tambo, a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (CNA), grupo de direitos civis que luta contra o regime autoritário branco.
Esses 3 homens alcançaram a cúpula do CNA em 1948, com Mandela na presidência em 1950. Mandela casou-se com Evelyn Ntoko, com quem teve 3 filhos. Divorciaram-se anos mais tarde.
Em 1952, lidera a campanha de desobediência civil às leis racistas, percorrendo todo o país, na luta contra o apartheid e pela conquista dos direitos democráticos de seu povo. Preso por traição, em 1955/1956, é absolvido cinco anos depois.
Em seguida ao Massacre de Shaperville (1960), realizado pela polícia sul-africana contra manifestantes, o CNA é declarado ilegal. Mandela ajuda a fundar seu braço armado, o Lança da Nação. É preso em 1962 e condenado a cinco anos de cadeia. Sua pena é ampliada para prisão perpétua em 1964.
Em 5 de julho de 1989, o presidente sul-africano Pieter Botha entrevista-se com Nelson Mandela para preparar sua libertação.
Mas, foi o seu sucessor na liderança do Partido Nacional, Frederick de Klerk, que no dia 2 de fevereiro de 1990 anuncia no Parlamento as primeiras medidas para pôr fim ao sistema de apartheid.
Libertado em 11/02/1990, assume a liderança do CNA e negocia a nova Constituição com o governo de Frederik de Klerk. O presidente De Klerk pede perdão pelo apartheid, em outubro de 1992. Um ano depois, em outubro de 1993, De Klerk e Mandela recebem o Prêmio Nobel da Paz.
É posta em vigor a nova Constituição provisória não-racial, que outorga direito de voto à maioria negra e, em 27 de abril de 1994, as primeiras eleições multirraciais na África do Sul são realizadas. Nelson Mandela sai candidato pelo Congresso Nacional Africano e se torna presidente!
Hoje, ele é tido como um dos mais famosos personagens do século XX, como mostra o selo abaixo, emitido pela República da Irlanda no ano de 1999, em Comemoração ao Milênio.

* Bantustões

Nos governos dos primeiros-ministros Hendrik Verwoerd, de 1958 a 1966, e B.J. Voster, de 1966 a 1978, a política do apartheid agrava-se.
Uma série de leis classifica e separa os negros em diversos grupos étnicos e lingüísticos, gerando um processo que cria, em 1971, os bantustões – nações tribais independentes onde os negros são confinados.
Com o fim do império colonial português na África (1975) e a queda do governo de minoria branca (1980) na Rodésia, atual Zimbábue, o domínio branco na África do Sul entra em crise. Em 1984, uma revolta popular contra o apartheid leva o governo a decretar Lei Marcial.
A comunidade internacional reage e a ONU decreta sanções à África do Sul como forma de pressão pelo fim do apartheid. Acuado, o presidente Pieter Botha promove reformas, mas mantém os aspectos essenciais do regime. No mundo todo ganha corpo um movimento pela libertação de Mandela...
* FIM DO APARTHEID :

Ocorrem várias mudanças no país com a posse de Frederik de Klerk na Presidência, em 1989, em substituição a Botha. Em fevereiro de 1990, Mandela é libertado e o CNA recupera a legalidade.
De Klerk revoga leis raciais e inicia o diálogo com o CNA. Sua política, criticada pela direita, é legitimada por um plebiscito só para brancos, realizado em 1992, em que 69% dos votantes se pronunciam pelo fim do apartheid.
Mas entre os negros também há resistências... O Partido da Liberdade Inkhata, organização zulu (etnia Zulu), disputa com o CNA a representação política dos negros. Seu líder, Mangosuthu Buthelezi, acusa Mandela de traição. A disputa degenera em sangrentos conflitos.

19 novembro 2007

Iº SEMINÁRIO DA CONSCIÊNCIA NEGRA em Montenegro/RS

Neste sábado(17/11/07) nós estivemos , no centro da cidade divulgando nosso próximo evento, a IºSemana da Consciência Negra em Montenegro,que acontecerá do dia 22 ao dia 25 de Novembro, na sede da A.C.B.Floresta Montenegrina,EVENTA ABERTO À TODA A COMUNIDADE.

PROGRAMAÇÃO :

* 22/11/2007 (Solenidade de Abertura e Mostra de Cinema) às 19h
* 23/11/2007 (Apresentação do Grupo de Dança AFRO EUWA Dandaras / oficinas de trança afro/ palestra sobre a lei 10639/03) ás 00:00h SAMBA DA RAÍZ GRUPO BOM PARTIDO (POA)
* 24/11/2007 (15º ENCONTRO Regional Sobre o Negro e a Educação/Exposição de artes Afro brasileiras/ Oficina de tranças e feira de artesanato/ Painel sobre políticas de cotas universitárias às 19hs/21h Apresentação do Coral do Cecune/Após FEIJOADA ZUMBI DOS PALMARES) ás 00:00hs BAILE FUNK C/ Dj BERMUDA E MTO SAMBA ROCK C/ A BANDA THÁ D+)
* 25/00/2007 (Exposição de artes afro brasileiras/oficina de tranças/ MEIO DIA Meio Galeto c/roda de samba/às 16h e 30min Solenidade de Encerramento e apresentação da Escola de Samba Cruzeiro do Sul(NH) e Escola de Sambe do Club Négo(VN)).
NÃO PERCA !!!
* 25/11/2007 (


Na praça, contamos com a apresentação do grupo de CAPOEIRA,com os instrutores Adriano e Douglas...que são nossos parceiros...

APRESENTAÇÃO NA RODA DE CAPOEIRA... INSTRUTORES FAZENDO DEMONSTRAÇÃO ..
Nós oferecemos feijoada e caipirinha, à comunidade,para degustação, divulgando culinária afro...


COMUNIDADE FAZENDO A DEGUSTAÇÃO ......

A.C.B.Floresta Montenegrina em Jantar da "CONSCIÊNCIA NEGRA"

A A.C.B.Floresta Montenegrina esteve neste sábado(17/11/07),prestigiando o Jantar em Homanagem a Semana da Consciência Negra em CANOAS/RS na Sociedade RUI BARBOSA.

A organização da festa estava muito boa,parabéns à toda a equipe , em especial ao Sr.César (DIRETOR SOCIAL) pelo seu brilhante empenho na realização deste evento....




EXCURSÃO P/ CANOAS p/ (Associação Cultural Beneficente CASTRO ALVES)

"JANTAR BAILE"

DATA : 01/12/2007

ANIMAÇÃO : BOSSA SAMBA SHOW

CARDÁPIO : Frango ao molho branco,carne assada, arroz branco, arroz à grega, farofa rica, cenouras c/ ervilhas , repolho c/ presunto e passas e salpicão

SOBREMESA : BOLO

INÍCIO : 21h e 30min

VALOR : R$ 27,00 (PASSAGEM + JANTAR)

A EXCURSÃO SAIRÁ DA FRENTE DA SEDE ÀS 20h e 30min

Interessados reservar lugar pela internet (orkut) ou pelo e-mail da A.C.B.Floresta Montenegrina socflorestamontenegrina@hotmail.com , ou pelo fone (51)91157650 c/Simone ...

AGUARDAMOS CONTATO , SOLICITAMOS ANTECEDÊNCIA NA RESERVA DE LUGARES..

NÃO PERCA,POIS NOSSAS EXCURSÕES TÊEM SIDO MARAVILHOSAS,É SÓ CONFERIR COM OS PARTICIPANTES DAS MESMAS......

SUA PRESENÇA PARA NÓS É DE SUMA IMPORTÂNCIA,CONTAMOS COM VOCÊ !!!!!!

13 novembro 2007

Excursão p/ Canoas Soc.RUI BARBOSA "JANTAR DA CONSCIÊNCIA NEGRA

NO PRÓXIMO DIA 17/11/2007, A SOCIEDADE CO IRMÃ,RUI BARBOSA,ESTARÁ REALIZANDO O "JANTAR DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 2007"
CARDÁPIO : Arroz,fricassê de frango,pernil de porco,língua ao vinagrete,batata palha e saladas... OBS.: SERÁ SERVIDO DAS 21h às 23h
ATRAÇÃO : BOSSA SAMBA SHOW
CONVITES INDIVIDUAIS : R$ 15,00 + PASSAGEM 12,00 Sairemos de Montenegro por volta das 19h e 30min Local da saída : A.C.B.Floresta Montenegrina Reservas : Camila 36493725 (à noite) ou c/ Simone 91157650 CONTAMOS COM SUA PRESENÇA !!!!! Lembrando que: A Sra. Maria Gessi da Silva , Srta.Isabel Cristina de Souza , Sr.Celso Moraes e Sra.Iara Chagas ,foram sorteados e ganharam a passagem p/ ir conosco,parabéns .... Ainda será sorteado + 1 ingresso pela internet,pelo orkut da Sociedade Floresta. ATÉ LÁ!!!!

06 novembro 2007

Dia da Consciência Negra,será FERIADO em 225 MUNICÍPIOS

-->Dia da Consciência Negra será feriado em 225 municípios:
Brasília - Na sede da Fundação Palmares, em Brasília, cartaz lembra Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares morto em 20 de novembro de 1695. A data inspirou a criação do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira. Brasília - O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será feriado em 225, de um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data, que será celebrada em centenas de eventos pelo país, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Texto publicado na página da Seppir, órgão ligado à Presidência da República, explica essa história. Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro tinha sido a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como Dia Da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro."Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento", diz o texto, assinado pela ministra da Seppir, Matilde Ribeiro. Luiza Mahin foi mãe do jornalista e advogado negro Luís Gama, um dos líderes do movimento abolicionista, no século 19. Ganga Zumba foi outro líder de Palmares."Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial", continua a ministra, no texto. "Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”, conclui ela.O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma BRANCA em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação. O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras. Segundo o site da Seppir, o estado onde mais cidades decretaram a data feriado é o Rio de Janeiro, com 92 municípios.',''

Só para Lembrar "Dia da Consciência Negra"

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra, procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Dados estatísticos
Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.
Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.
O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

EXCURSÃO P/ CANOAS P/ RUI BARBOSA

NO PRÓXIMO DIA 17/11/2007, A SOCIEDADE CO IRMÃ,RUI BARBOSA,ESTARÁ REALIZANDO O "JANTAR DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 2007"

CARDÁPIO : Arroz,fricassê de frango,pernil de porco,língua ao vinagrete,batata palha e saladas... OBS.: SERÁ SERVIDO DAS 21h às 23h

ATRAÇÃO : BOSSA SAMBA SHOW

CONVITES INDIVIDUAIS : R$ 15,00 + PASSAGEM 12,00

Sairemos de Montenegro por volta das 19h e 30min
Local da saída : A.C.B.Floresta Montenegrina
Reservas : Camila 36493725 (à noite) ou c/ Simone 91157650

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA !!!!!

Lembrando que: A Sra. Maria Gessi da Silva , Srta.Isabel Cristina de Souza e Sr.Celso Moraes,foram sorteados e ganharam a passagem p/ ir conosco,parabéns ....
Ainda será sorteado + 2 ingressos pela internet,pelo orkut da Sociedade Floresta.

ATÉ LÁ!!!!

30 outubro 2007

"Excursão p/ Canoas, P/ festa da DULCE " DIA 10/11/07

A.C.B.Floresta Montenegrina CONVIDA À TODOS OS AMIGOS P/

"EXCURSÃO P/ CANOAS"

D.C.S. Produções & Eventos comemora 22 anos! (DULCE - NECA)

"Desde 1985, que nos reunimos, unindo forças, praticando o bem ...
Lindos jantares já fizemos em Canoas !!!
Cada evento teve o seu valor !!!
Então vamos festejar nossos 22 anos !!!!"

**** JANTAR DE LUXO ****

Data : 10/11/2007 às 21 horas
Local : Sport Club Oriente em Canoas
Animação : SEM COMENTÁRIOS & BOSSA SAMBA SHOW
Valor : R$ 18,00 (INDIVIDUAL) + EXCURSÃO (Valor da passagem) R$ 15,00

Interessados entrar em contato urgente com Simone (51) 91157650 ou pelo e-mail: ssymoneoli@yahoo.com.br ou pelo orkut c/o mediador,até o dia 06/11/07.

Contamos com sua presença !!!!

"Infância na FLORESTA Ano II"

No último fim de semana(27 e 28/10),iniciaram as oficinas de Artesanato e Capoeira,oficinas estas que fazem parte do nosso Projeto Infância na Floresta Ano II,a oficina de artesanato foi dada pela artesã Simone Gonçalves e a oficina de capoeira foi dada pelos instrutores Adriano(Swing) e Douglas,tivemos cerca de 30 crianças inscritas para estas oficinas,no próximo final de semana serão dadas as oficinas de teatro e percussão.Até Lá!!!!

Oficineiras e algumas alunas.....
Alunas ....

Cadastramento das ALUNAS .....

Hora de aprender .....

Ensinando passo a passo p/ as alunas ......

Muita atenção em todos os detalhes das explicações,alunas super interessadas....

Parte teórica,com vídeos educativos sobre a cultura afrodescendente ....CULTURA ....

29 outubro 2007

Semana de Consciência Negra em Montenegro-rs




MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!

Muito obrigado,ao Sr.Luis Carlos de Oliveira,pela brilhante idéia deste coletivo,CCFNR/RS.

Muito Obrigado!!!!

O "Coletivo" no Aniversário de 85 anos da Soc.CRUZEIRO DO SUL



OS PRESIDENTES DO COLETIVO CCFNR/RS :

* Sr.Eraldo Alves Medeiros (Soc. Castro Alves),Sra.Maria Valderez Gonçalves(A.C.B.Floresta Montenegrina),Sr.Ademir Leopoldo da Silva (Soc.Cruzeiro do Sul),Sra.Isabel G.Landim(Négo Futebol Clube) e Sr.Levonir R.Marcelino(Soc.Rui Barbosa).
Postado por Dpto Social



O "COLETIVO CCFNR/RS", esteve presente ontem,no aniversário de 85 anos da Soc.Cruzeiro do Sul-NH,entidade esta, que também integra este coletivo, o evento foi brilhante, na Missa Celebrativa deste evento, tivemos a belíssima apresentação do Coral do CECUNE/POA.
NÓS DO COLETIVO,saudamos os presidentes e parabenizamos aos organizadores deste evento e ao CLUBE pelo Aniversário. PARABÉNS ....
Postado por Dpto Social




....Este é o símbolo registrado da nossa união...COLETIVO CCFNR/RS....



Esta nova trajetória,com certeza é um marco na história dos Clubes e Sociedades de negros do estado... à nível nacional....

Agradecemos ao Sr.Luis Carlos de Oliveira(1ºVice presidente A.C.B.Floresta Montenegrina),idealizador deste Coletivo CCFNR/RS. MUITO OBRIGADO!!!!








23 outubro 2007

Excursão P/aniversário da Soc.CRUZEIRO DO SUL-NH

No próximo dia 28 de Outubro,a Sociedade Cõ-irmã,Cruzeiro do Sul,estará comemorando seu aniversário de 85 anos,e nós não poderemos deixar de marcar nossa presença,neste evento de suma importância,e para que você,nosso prezado associado ou simpatizante,montenegrino(a) não perca esta festa,estamos organizando uma excursão,que sairá da frente da nossa Sede Social ;

QUANDO ? 28/10/2007 ás 09:00horas em ponto será a saída.
QUANTO ? R$ 12,00 PASSAGEM e R$ 15,00 (Almoço+FESTA) (Individual)
PROGRAMAÇÃO : 10:30 hs Missa Comemorativa, apresentação do Coral do CECUNE(POA)
12:00 hs ás 14:00 hs - ALMOÇO (Churrasco,galeto e buffet de saladas
14:30 hs Banda CONSCIÊNCIA NEGRA (NH)
17:00 hs Banda SOS de São Leopoldo
19:00 hs Banda Movimento (POA)

OBS.: A acerto de passagens e convites devem ser antecipados ou no embarque do ônibus.
Horário previsto para retono,após a apresentação da última BANDA.

Interessados favor entrar em contato pelos fones (51)3632-4406 ou (51)91157650 c/Simone até Quinta Feira(26/10/07) sem falta.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE VOCÊS PESSOAL.................
ATÉ LÁ ..............

21 outubro 2007

"INFÂNCIA NA FLORESTA-ANO II" Um de nossos Projetos Sociais.

Luis,Bete T,Simone,Valderez,Carla,Edi,Ernestina,Ernani,Camila,Solange,Camila e Rutinha...Esta é a nossa turma,o pessoal dos bastidores,no final da festa estávamos com estas fisionomias,além de super cansados,estávamos muito satisfeitos,com o resultado do nosso primeiro dia do Projeto......



No último dia 14, a A.C.B.Floresta Montenegrina deu início ao nosso Projeto "INFÂNCIA NA FLORESTA/ANO II",este projeto terá duração de 2 meses,ele é voltado para crianças,adolescentes e seus familiares em geral,teremos 4 oficinas,sendo elas PERCUSSÃO,ARTESANATO,CAPOEIRA E TEATRO,já temos cadastrados para as oficinas aproximadamente 200 crianças,da comunidade em geral.
*No dia 14/10/2007 então foi a * Abertura das atividades sociais, e inscrições para as oficinas, e Confraternização de Captação em comemoração ao dia das Crianças.Onde estiveram presentes aproximadamente 350 crianças· * Dia 27/10/2007. Inicio das Aulas de Artesanato(Fuxico e cestaria de jornal).Das 9:00 as 11:30hrs· Dia 28/10/2007. Inicio da oficina de Capoeira. 14:30 ás 17:00hrs.· Dia 03/11/2007. Inicio das Aulas de Teatro· Dia 04/11/2007. Inicio das Aulas de Percussão·No dia 14,quando iniciou o Projeto realizamos nossa tradicional Festa da Alegria,onde todas as crianças participantes da festa ganharam comes,refrigerantes e mtas guloseimas,dançaram , brincaram, enfim tiveram uma tarde de muitas alegrias. Abaixo seguem algumas fotos da nossa FESTA....AGRADECEMOS AO NOSSOS PATROCINADORES...


As crianças , num momento de recreação ....

Dançando Hip Hop ......

Estes foram os mimos que o nosso casal de "Bonecos Vivos", receberam de Nossa Associação...






As crianças em euforia com os brinquedos que ganharam....Todas elas ganharam brinquedos...



Nossos BONECOS VIVOS .... Ganhando seus mimos... e suas coroações....


Uma mostra da OFICINA DE CAPOEIRA,coordenado pelo Instrutor "Adriano"


O Imequinho,(Supermercados Imec),distribuindo Guloseimas para as crianças....



18 outubro 2007

" ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS,pura integração.

Delegação de Bento Gonçalves,da Soc.Civil B.E.C.R. QUILOMBO,presidida pelo Sr.Ilemar de Assis,estiveram pela primeira vez em nossa "CASA"...Obrigado,até a próxima!!!!!



Só no sapatinho,turma de São Leopoldo(Tio Marcelino) e Teka (Venâcio Aires), só no gingado,VALEU !!!!!!!




Turma do CORAL do CECUNE(POA),pura integração ....







Delegações do Castro Alves e Rui Barbosa,também estiveram presentes em nossa FESTA!!!!




16 outubro 2007

Algumas Imagens...da nossa FESTA de 91 ANOS

OS BASTIDORES.....
A FESTA EM ANDAMENTO.....



NA HORA DO ALMOÇO.....


CHEGADA do CORAL DO CECUNE(POA)....




MISSA ....





A FESTA ACONTECENDO ....





APRESENTAÇÃO DO CORAL ....










"91 ANOS"


No último dia 07 de Outubro do corrente ano,comemoramos nosso aniversário de 91 anos,nosso evento foi realizado em nossa sede social,tivemos o êxito esperado,pois recepcionamos no decorrer do dia mais de 800 pessoas,pela manhã tivemos a tradicional missa,CELEBRADA PELO Pe.Mikael,tivemos ainda na missa a brilhante apresentação do Coral do CECUNE(POA) que é coordenado pelo Sr.Juarez Ribeiro e pela Sra.Suzana Ribeiro. Tivemos ainda a presença do Coletivo de Clubes e Sociedades de Negros CCFNR/RS,ou sejam Sociedade Cruzeiro do Sul-NH,Sociedade Castro Alves-Canoas,A CASA,Sociedade Négo Futebol Clube-VA Ee Sociedade Rui Barbosa de Canoas,e ainda tivemos a presença de outro delegações, da Sociedade QUILOMBO de Bento Gonçalves,Sociedade Seis de Maio de Gravataí,Sociedade São Pedro do Maratá,de Maratá,Representantes de Caxial do Sul,Excursões de São Leopoldo trazidas pelo Sr.João e pela Sra.Maria,tivemos também a presença do mais Belo Negro de São Leopoldo e de Venâncio Aires e ainda a presença da Mulata Café,Menina Flor e Musa do Samba de Venâncio Aires.O nosso muito obrigado à todos que trabalharam conosco,aos nossos patrocinadores,aos nossos associados, à comunidade e à todos que estiveram em nossa festa.O nosso muito obrigado também ao Prefeito e vice prefeito Municipal que estiveram presentes, aos vereadores que lá estavam e também o nosso muito obrigado ao Sr.Dario Kolling e esposa que nos apoiaram e também estiveram presentes.

27 setembro 2007

"ANIVERSÁRIO 91 ANOS"

Associação Cultural Beneficente FLORESTA MONTENEGRINA
" COMEMORA 91 ANOS "
NO PRÓXIMO DIA 07 /10/2007 REALIZAREMOS A FESTA DE COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO
PROGRAMAÇÃO :
10:00h Missa em Ação de Graças (Com a presença do CORAL CECUNE-POA)
12:00h Almoço
15:00h Banda AZAR É SEU (São Leopoldo)
18:00h Banda SAMBALANCE (São Leopoldo)
21:00h Banda SEM COMENTÁRIOS (POA)
Os ingressos estão à venda na Secretaria do Clube ou nas Sociedades cõ-irmãs :
* Cruzeiro do Sul (Novo Hamburgo)
* Castro Alves ( Canoas)
* Rui Barbosa (Canoas)
* Soc.Nego (Venâncio Aires)
Maiores Informações : socflorestamontenegrina@hotmail.com
ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊ!!!!
Não PERCA !!!!!!!

07 setembro 2007

" Conhecendo um pouco da História "





O 20 de novembro começou a ser delineado em encontros informais na Rua dos Andradas, aqui em Porto Alegre. Estávamos em 1971. Reuníamo-nos e falávamos muito a respeito do 13 de maio, do fato desta data não ter um significado maior para a comunidade. A partir desta constatação comecei a procurar outras datas que fossem mais significativas para o movimento. Comecei a estudar a fundo a história do negro e constatei que a passagem mais marcante era o Quilombo dos Palmares. Como não haviam datas do início do quilombo, tampouco do nascimento de seus líderes, optei pelo 20 de novembro. Colhi esta informação numa publicação da Editora Abril dedicada a Zumbi, que dava esta data como a de seu assassinato, em 1665.
Resolvi pesquisar um pouco mais, como forma de garantia. Mais adiante, no livro "Quilombo dos Palmares", de Edson Carneiro, a data se repetia. Além disto, tive acesso a um livro português que transcrevia cartas da época, numa delas era relatada a morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1665. A partir de então colocamos em ação nossas propostas. Batizamos o grupo de Palmares e registramos seu estatuto, em julho. No dia 20 de novembro do mesmo ano (1971), evocamos pela primeira vez o "Dia Nacional da Consciência Negra", na sede do Clube Marcílio Dias.


Por : Oliveira Silveira em entrevista ao Portal Afro

04 setembro 2007

Reunião de Clubes de Negros CCFNR/RS em Venânio Aires





No último sábado (01/09/2007) tivemos a quarta reunião de Clube de Negros CCFNR/RS,na Sociedade Négo em Venâncio Aires,esta foi a quarta reunião entre o GRUPO,estireram presentes nesta reunião,representantes de quatro Sociedades,sendo que este grupo é representado por CINCO CLUBES,a Sociedade Cruzeiro do Sul /NH, não pôde estar presente,pois no mesmo dia foi o encerramento da primeira parte do PROJETO que está sendo executado por esta Sociedade,o "PROJETO QUIZOMBA". (Parabéns ao Casal Ademir e Carmem).
Tiveram presentes em nossa reunião também a Sra.Beatriz dos Santos (Diretora de Escola em V.A), Sra.Lionor Pinheiro de Sá Lopes (Professora d História) ela foi escolhida pelo grupo CCFNR,para ser nossa HISTORIADORA, e também esteve por lá marcando presença a Sra.Maria Thereza da Silva (Integrante da Escola de Samba do Clube,desfila como BAIANA,há muitos anos, ela faz parte da história da Sociedade Négo.Após o encerramento da reunião saboreamos um prato típico da cidade "ARROZ C/GALINHA"feito num panelão de ferro e logo após , fomos presenteados com um belo espetáculo de (Interpretação, dança afro e uma mostra do Carnaval de Venâncio Aires,da Escola do Clube).

O Líder NELSON MANDELA

No último dia 18 de julho, comemoramos os 89 anos de vida e de luta de um dos maiores líderes negros já conhecidos. Nossos olhos se voltam para lembrar e conhecer um pouco mais sobre Nelson Rolihlahla Mandela. Nascido em Qunu, 18 de julho de 1918, Nelson Mandela é advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro em luta pela liberdade, bem ao contrário do que considerava o governo sul-africano, o qual temia suas atuações por o classificar como um terrorista.
Como jovem estudante de Direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, o qual negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA.
Trajetória política: luta pela liberdade
Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos africâners Partido Nacional apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid. Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid.
Em 1961 tornou-se comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros. Mandela coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo, fazendo também planos para uma possível guerrilha se a sabotagem falhasse em acabar com o apartheid; também viajou em coleta de fundos para o MK, e criou condições para um treinamento e atuação paramilitar do grupo. Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 12 de junho de 1964 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua ( apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar acções armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos anti-apartheid ao redor do mundo.
Enquanto estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o CNA (e que viria a público em 10 de Junho de 1980) em que dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a ação da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!" Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em incentivar a luta armada (Fevereiro de 1985), Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O CNA também foi tirado da ilegalidade. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prémio Nobel da Paz em 1993.
Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa. Alguns radicais ficaram desapontados com os rumos de seu governo, entretanto; particularmente na ineficácia do governo em contar a crise de disseminação da SIDA. Mandela também foi criticado por sua amizade próxima para com líderes como Fidel Castro (Cuba) (Fidel se opôs ferranhamente ao apartheid, ao contrário dos EUA) e Muammar al-Gaddafi (Líbia), a quem chamou de "irmãos das armas". Sua decisão em invadir o Lesoto, para evitar um golpe de estado naquele país, também é motivo de controvérsia.

CAMINHADAS PELA PAZ :
Após o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Ele recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Isabel II, e a Medalha presidencial da Liberdade de George W. Bush. Ele é uma das duas únicas pessoas de origem não-indiana a receber o Bharat Ratna - distinção mais alta da Índia - em 1990. (A outra pessoa não-indiana é a Madre Teresa de Calcutá.) Em 2001 tornou-se cidadão honorário do Canadá e também um dos poucos líderes estrangeiros a receber a Ordem do Canadá. Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos controversos, atacando a política externa do presidente estadounidense Bush. No mesmo ano, ele anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a SIDA chamada 46664 - número que lembra a sua matrícula prisional.
Em junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Sua saúde tem sofrido abalos nos últimos anos e ele deseja aproveitar o tempo que lhe resta com a família. Fez uma exceção, no entanto, por seu compromisso em lutar contra a SIDA. Naquele mesmo mês ele viajou para a Indonésia, a fim de discursar na XV Conferência Internacional sobre SIDA. Em Novembro de 2006, foi premiado pela Anistia Internacional com o prêmio Embaixador de Consciência 2006 em reconhecimento à liderança na luta pela proteção e promoção dos direitos humanos.

FAMÍLIA:
Nelson Mandela casou-se três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois casou-se com Winie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1996, com divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano e aliado do CNA.

VIVER NELSON MANDELA :
Organizador do livro Mandela: Retrato Autorizado, o professor e político sul-africano Mac Maharaj destacou, em recente visita ao Brasil, quando palestrou no Seminário Diversidade Cultural, em junho último em Brasília, destacou em entrevista ao boletim eletrônico Informe Palmares o que representou para ele conviver com Nelson Mandela. Para Mac Maharaj, "Mandela lhe deu a liberdade e lhe incentivou a buscá-la. Foi um grande privilégio viver por 12 anos na prisão com Mandela e aprender com ele, tê-lo como mentor e aprender as verdadeiras qualidades de um líder, que podem ser resumidas em uma palavra: um verdadeiro líder é um servidor do povo".

Frases de Nelson Mandela:

* SINTO-ME COMO UM JONEM DE 50 ANOS.
* NINGUÉM NASCE ODIANDO OUTRA PESSOA PELA COR DE SUA PELE , POR SUA ORIGEM OU AINDA POR SUA RELIGIÃO.
* PARA ODIAR, AS PESSOAS PRECISAM APRENDER,E SE PODEM APRENDER A ODIAR, PODEM SER ENSINADAS A AMAR.
* AINDA HÁ GENTE QUE NÃO SABE, QUANDO SE LEVANTA, DE ONDE VIRÁ A PRÓXIMA REFEIÇÃO E HÁ CRIANÇAS COM FOME QUE CHORAM.
* EU FAÇO TUDO ISSO EM NOME DOS PRINCÍPIOS MORAIS, SEGUNDO OS QUAIS NÃO PODEMOS ABANDONAR AQUELES QUE NOS AJUDARAM NOS MOMENTOS MAIS SOMBRIOS DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS.

31 agosto 2007

"A COR DA CULTURA" VALE Muito a pena CONFERIR

" A COR DA CULTURA "

Desde que os portugueses trouxeram para o novo mundo navios negreiros repletos de escravos, não se pode falar da cultura brasileira sem que se reconheça a influência dos povos africanos e a sua importância na formação de nossa identidade.Para valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro, a Petrobras, a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República), o Cidan (Centro Brasileiro de Identidade e Documentação do Artista Negro), a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, desenvolvem em parceria o projeto A cor da cultura.O projeto é uma das ferramentas para a implantação da Lei Federal 10.639/03, que institui o ensino de História e Cultura da África e dos Afrodescententes na grade curricular do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas.Orçado em cerca de R$ 3,7 milhões, o projeto A Cor da Cultura prevê a criação de conteúdos audiovisuais e impressos sobre a cultura afro-brasileira. Esse material está sendo disseminado por meio da TV e também em duas mil escolas públicas de ensino fundamental de vários Estados do País. Para isso, os professores estão sendo capacitados para utilizá-lo em sala de aula, sendo acompanhados nessa implementação. Além disso, os conteúdos serão disponibilizados em um site, que aprofundará os temas tratados por meio de artigos e biografias.Toda a fase de produção dos materiais e de capacitação dos profissionais envolvidos, bem como a disponibilização dos kits, foi planejada para que o projeto fosse implementado nas escolas a partir do início do ano letivo de 2006.Foram produzidos 56 programas para TV divididos em cinco séries que, além de valorizar a história e a cultura afro-brasileira, têm por objetivo fornecer um panorama dos afrodescendentes no Brasil contemplando as diversidades regionais, culturais, religiosas e de gênero. Os programas são o Ação, exibido na TV Globo e no canal Futura, Livros Animados e Nota 10, do Futura, além dos inéditos Heróis de todo mundo e Mojubá, que serão exibidos também no Futura e na TVE.São quatro episódios do Ação sobre iniciativas sociais afirmativas desenvolvidas por organizações não-governamentais em todo o país; dez da série Livros Animados - que incentiva a leitura - destacando escritores, temáticas e artistas negros; cinco do Nota 10, que é voltado para metodologia de ensino e formação de educadores; 30 interprogramas de 1´30" para a série Heróis de todo mundo, que vai retratar homens e mulheres negros que se destacam nas diferentes áreas do conhecimento no Brasil; e Mojubá, que se constituirá de sete documentários apresentando os orixás e sua relação e presença na cultura brasileira.Os episódios de cada um dos programas reunidos em fitas VHS fazem parte do kit educativo do projeto que terá, ainda, livro para os professores, dicionário de línguas africanas e jogo educativo. Todo esse material será disponibilizado para educadores por meio de oficinas presenciais de capacitação, formando uma rede social de multiplicadores nas duas mil instituições que serão contempladas pelo projeto.

NÓS ESTAMOS CONFERINDO , E VOCÊ?????

O QUE É A SEPPIR ?

A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) foi criada pelo Governo Federal no dia 21 de março de 2003. A data é emblemática: em todo o mundo, celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A criação da Secretaria é o reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro. A missão da Seppir é estabelecer iniciativas contra as desigualdades raciais no País. Seus principais objetivos são: · Promover a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra; · Acompanhar e coordenar políticas de diferentes ministérios e outros órgãos do Governo Brasileiro para a promoção da igualdade racial; · Articular, promover e acompanhar a execução de diversos programas de cooperação com organismos públicos e privados, nacionais e internacionais; · Promover e acompanhar o cumprimento de acordos e convenções internacionais assinados pelo Brasil, que digam respeito à promoção da igualdade e combate à discriminação racial ou étnica; · Auxiliar o Ministério das Relações Exteriores nas políticas internacionais, no que se refere à aproximação de nações do Continente Africano; A Seppir utiliza como referência política o programa Brasil sem Racismo, que abrange a implementação de políticas públicas nas áreas do trabalho, emprego e renda; cultura e comunicação; educação; saúde, terras de quilombos, mulheres negras, juventude, segurança e relações internacionais. A criação da Seppir reafirma o compromisso com a construção de uma política de governo voltada aos interesses reais da população negra e de outros segmentos étnicos discriminados.