Porto Alegre, 30 de outubro de 2009
Agenda literária
Conheça “Os nove pentes d’África” neste sábado, 31, na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre. A promoção é de MARIA MULHER
O livro é da escritora negra mineira Cidinha da Silva que brinda o público infantil gaúcho com um conto de pura magia. A sessão de autógrafos está marcada para as 19 horas no Ateliê da Imagem no Armazém A do Cais do Porto. Vale conferir
A escritora mineira Cidinha da Silva está aterrissando hoje, em Porto Alegre em pleno início da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre. Traz na bagagem sua mais recente obra, Os nove pentes d’África, publicação voltada para o público infanto-juvenil. Com sessão de autógrafos, em estréia nacional, marcada para este sábado, 31/10, a partir das 19 horas no Ateliê da Imagem, localizado no Armazém A do Cais do Porto, a autora vem reverenciada pelo cantor, compositor, escritor e jornalista Chico César que assina a “orelha” dos Pentes: “- Cidinha da Silva é uma amiga minha que escreve como quem trança ou destrança cabelos e nos presenteia com pentes presentes cheios de passado que nos ajudam a destrinçar o futuro. Seus pentes são pontes de compreensão entre o que somos nós negros brasileiros agora, nossos avós recentes e os tais ancestrais africanos. E pontes entre nós e nossos filhos e sobrinhos, os que vêm depois de nós”.
A historiadora, ensaista e ativista do movimento de mulheres negras vem a Porto Alegre numa promoção de MARIA MULHER – Organização de Mulheres Negras que conta com o apoio da Liga Brasileira de Lésbicas e Grupo Mulheres Rebeldes. Antes da sessão de autógrafos, às 17 horas, no mesmo local, Cidinha da Silva estará participando dos Diálogos sobre Literatura a convite de organizações do movimento feminista e de mulheres.
Os nove pentes d’África é o primeiro livro de conto infanto-juvenil de Cidinha da Silva. A história dos pentes herdados pelos nove netos de Francisco Ayrá, personagem condutor, foi construída em 56 páginas, tem ilustração da atriz Iléa Ferraz, e é lançamento da Mazza Edições, editora de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mesmo com uma linguagem voltada para pequenos leitores, o livro vai cativar o público adulto que encontrará na distribuição dos pentes, um pouco de sua história.
Chico César e os Pentes - "Cidinha da Silva é uma amiga minha que escreve como quem trança ou destrança cabelos e nos presenteia com pentes presentes cheios de passado que nos ajudam a destrinçar o futuro. Seus pentes são pontes de compreensão entre o que somos nós negros brasileiros agora, nossos avós recentes e os tais ancestrais africanos. E pontes entre nós e nossos filhos e sobrinhos, os que vêm depois de nós. Compreensão aqui que eu digo é aquele entendimento afetuoso, apaixonado até e cheio de compaixão no sentido de gratidão pelo que se é. Pelo que nós somos: família, solidariedade e contradição na difícil tarefa de encontrarmos, cada um, nosso papel de levar adiante a história coletiva e ao mesmo tempo afirmar o traço intransferivelmente pessoal do indivíduo. Estar com a mãe e nascer, ser da famíla e ir embora, constituir a sua própria (que ainda é a mesma). É aí que mora o penteado: saber qual é o pente que te penteia. Para os mais jovens, a quem se destina a princípio este livro, mas também para os nem tão jovens assim são generosas as pistas sopradas ao nosso ouvido por essa contadora de história. Escutadora atenta, agora vem a griot nos atentar doce e profundamente. Vem aqui nos alentar desenchavando nós e nos ajudando a achar laços nesse desconchavado mundo. Vem reforçar nossas ligações básicas, comunitárias, domésticas. É tão certeiro e tão bem-vindo esse livro que lê-lo me encheu de orgulho e admiração. Pelo tema e pela forma. Sei que os próximos leitores de "Pentes" sentir-se-ão gratos a Cidinha da Silva, como eu". (Chico César, compositor).
Outras publicações da autora – “Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras”, de 2003, um livro de ensaios organizado por Cidinha da Silva com a parceria de sete outros autores e autoras. “Cada tridente em seu lugar”, já em segunda edição (2006/2007), é o seu primeiro livro de ficção. Em 2008, Cidinha da Silva publica “Você me deixe, viu? Eu vou bater meu tambor”, um conjunto de 26 textos, entre crônicas e mini-contos, que gira em torno das afetividades, da sexualidade, do amor e do corpo. Depois da Feira do Livro, suas publicações poderão ser encontradas na Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165, Bom Fim, 51 32684260.
Serviço
O que é: Lançamento do livro de Cidinha da Silva: Os nove pentes d´África
Quando: sábado, 31 de outubro de 2009Horário: 19 horas
Onde: Ateliê da Imagem, localizado no Armazém A do Cais do Porto - Porto Alegre/RSVera Daisy Barcellos - Jorn.Prof. 3.804 - 51 913.56.435
Assessoria de Imprensa de MARIA MULHER
</< table>
Nenhum comentário:
Postar um comentário